Câmara de Vereadores Homenageia Forrozeiros.


Em Comemoração ao pré-centenário de nascimento do Rei do Baião Luiz Gonzaga que se vivo estivesse estaria completando hoje dia 13 de Dezembro 99 anos, data essa também consagrada como o Dia do Forró. A Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, constituiu uma Comissão Composta pelos Vereadores Galba Novaes, Marcelo Malta, Téo Fortes e Oscar de Melo, para preparar as Comemorações do pré-centenário ao nascimento de Gonzagão e na última sexta feira dia 09 de dezembro, realizou uma sessão solene antecipadamente, pois nesta data ocorreu o aniversário de Maceió. Na sessão solene foram homenageados 60 forrozeiros alagoanos com o Troféu Luiz Gonzaga, além de conceder título de Cidadã honoraria a Elba Ramalho, e Comendas a Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim.

1. Mesa durante os trabalhos ao Lado – 2 Sec. de Cultura Paula Sarmento e o Rádialista Jalon Cabral

O Presidente Galba Novaes, instalou a sessão e convidou para a mesa figuras importantes como: O Prefeito Forrozeiro Cícero Almeida, também um dos homenageado, Jalon Cabral legendário apresentador do Programa de Forró de Forró Correio Nordestino, Eliezer Setton cantor e compositor, Xameguinho, sanfoneiro e compositor, da Secretária de Cultura Paula Sarmento, da Promotora Nelma Padilha, dos homenageados Elba Ramalho, Petrúcio Amorim e Jorge de Altinho. Após compor a mesa o Sr. Presidente Galba Novaes convidou o Vereador Marcelo Malta para fazer a apresentação da Cantora Elba Ramalho, bem como a entrega do Título, em seguida a mesma agradeceu aos alagoanos pela homenagem prestada.

Após a entrega do Título de Cidadã de Maceió a Elba Ramalho o Sr. Presidente Galba Novaes passou a Presidência ao Vereador Théo Fortes que em seguida convidou o Vereador Galba Novaes para fazer as apresentações de Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim. Após receber a sua comenda o Cantor Jorge de Altinho agradeceu ao título concedido, fazendo menção as suas composições que tem como temática a Cidade de Maceió e Alagoas, ressaltando a importância de Alagoas na sua carreira musical e sua amizade ao Vereador Galba seu compadre e amigo pessoal, amizade essa que foi iniciada através de seu genitor o então Vereador Galba Novaes pai do atual presidente do poder legislativo maceioense

Petrúcio Amorim, pernambucano de Caruarú, outro homenageado agradeceu aos alagoanos por tão importante comenda e falou de sua carreira e da importância de deste Estado na sua vida artística e de suas parceirias com artistas da terra.

ENTREGA DO TROFÉU LUIZ GONZAGA

Dando prosseguimento aos trabalhos o Sr. Presidente começou a chamar os 60 agraciados e convidou ao representante do site www.forroalagoano.com José Lessa para fazer uma pequeno resumo da vida de cada forrozeiro e cada entrega de troféu a emoção era patente por parte dos agraciados que fizeram uso da palavra agradecendo a homenagem recebida através Poder Legislativo Municipal e a importância para resgatar o papel do artista alagoano.



1 Lessa, Claúdio Rios e Xamego – 2 Branma, Sandoval e Fineza

Foi uma tarde noite muito importante para a articulação de um movimento em defesa do genuíno forro pé de serra, da luta por mais espaço nas programações oficiais de comemorações ou eventos que tenha musicas em suas programações realizada pelos gestores municipais, das rádios, TV e jornais, afinal foi aqui que nasceu os principais ritmos nordestinos como o Baião, através de Augusto Calheiro, do Rojão com Jararaca, da Quadrilha e do Forró com Gerson Filho, além de nomes como Luiz Wanderley, Clemilda, Benedito Nunes, Mestre Zinho, Joci Batista, Juvenal Lopes e dessa nova geração de forrozeiros como os que foram premiados com o Troféu Luiz Gonzaga, veja alguns dos agraciados:



1 Robson Calheiros - 2 Geraldo Cardoso, forrozeiro autêntico


1- Poeta, repentista João de Lima – 2 Radialista Jalon Cabral

1- Filhas de Kara Veia – in memoria - 2 Xameguinho



Zé do Rojão de Arapiraca – Filhos do Sanfoneiro Fenelon in memoria



1 – Djair do Acordeon – 2 Joelson dos 8 Baixos



1 – Sandoval (O CORTIÇO) - 2 -Geo (Os Navegantes do Forró)

1 Janete Lopes (esposa de Juvenal Lopes) in memoria – 2 José Lessa – forroalagoano.com

1- Edgar dos 8 Baixos, veterenao forrozeiro – 2 ManoValter a nova geração



1 – Radialista Humberto Maia – José Lessa – Benício Guimarães - 2 Chico Santos (de boné)



1 Irineu, Tião Marcolino – 2 Benício Guimarães, Afrísio Acácio e Messias Lima

0 comentários:

Postar um comentário